IBGM e a parceria fundamental com a Apex-Brasil na internacionalização das gemas e joias brasileiras

Desde 1998 o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atuam em parceria para promover o crescimento das exportações, abrir novos mercados e agregar valor às gemas e joias brasileiras. Essa colaboração foi responsável pela criação do projeto setorial Precious Brazil e posicionou o país como um importante player do mercado de gemas e joias no mundo.

No final de 1998, o país exportava US$ 98.534.364 em gemas e joias. Com a participação da Apex-Brasil, esse número teve um aumento de 145% em 2018, atingindo a marca de US$ 241.550.789, segundo dados da SECEX/MDIC. Em 2014, as 185 empresas do Precious Brazil exportavam para 85 países. Dados mais recentes apontam que essas empresas hoje exportam para 110 destinos diferentes. O preço médio dos produtos também teve um acréscimo de 116%, indicando que as exportações não cresceram apenas em volume, mas também em agregação de valor. Atualmente, o Brasil é o segundo fornecedor mundial de pedras coradas.

Essa parceria não é apenas benéfica para ações comerciais no exterior. Segundo dados de 2018 do CAGED, 76 mil brasileiros são empregados de forma direta por essa indústria, sendo as exportações um importante vetor do crescimento da produção nacional.

O IBGM reconhece a contribuição da Apex-Brasil para toda a cadeia produtiva de gemas e joias e sua importância para o aumento da presença do país no mercado internacional. Segundo Écio Morais, diretor-executivo do IBGM, ações que nasceram da parceria entre o Instituto e Apex-Brasil tornaram possível o reconhecimento do Brasil como um dos principais players do setor. “Somos reconhecidos pela expertise no melhor aproveitamento e manipulação das gemas e metais e temos em nossa essência a tradição nessa indústria. O Brasil é percebido pela excelência no atendimento. Esses valores compõem nosso branding setorial e são comunicados diariamente pelas empresas do Precious Brazil. Se fortalecemos a Apex-Brasil tornamos nossas empresas e o nosso país ainda mais competitivo”.

 

Informações para a imprensa:

Rovella & Schultz Boutique Press

Roberta Rovella Radichi – Pamella Massola

Fones: (11) 3039.0777 e (11) 96459.1070

E-mail: pamella@rovellaschultz.com.br