No último mês aconteceu a II Reunião de Comitê Gestor 2021 – 2023 do projeto setorial Precious Brazil, parceria do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que reuniu um grupo seleto de empresários dos segmentos apoiados – joias, gemas e pedras preciosas – para debater, avaliar e validar as ações previstas (Editais de Apoio, Projeto Comprador e participações em feiras internacionais), bem como analisar propostas e eventuais alterações no escopo do projeto.
Prevista no Manual de Procedimentos de Convênios da ApexBrasil, a reunião também avaliou os resultados obtidos até o momento (confira tabela abaixo. Contextualizando-os aos desafios presente: apagão de mão de obra, cancelamento de eventos na Ásia, Guerra Rússia/Ucrânia e operações padrão da Receita Federal.
O Comitê é um instrumento de governança do projeto e garante a equidade na representação das diferentes necessidades das empresas, independente do segmento, porte ou localidade.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
Sobre o Precious Brazil
O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 130 empresas do setor.