Belmont apresentará cerca de 207 quilos de esmeraldas, sendo uma quantidade expressiva de pedras com mais de 31mm

De 11 a 15 de novembro de 2024, a capital tailandesa Bangkok receberá o 8º Leilão bianual de esmeraldas brutas da Belmont Emeralds, realizado em parceria com o Bonas Group. O evento apresentará cerca de 207 quilos de esmeraldas extraídas diretamente da mina Belmont, em Itabira, Minas Gerais, Brasil. Com uma oferta de pedras grandes com mais de 31 mm, o leilão promete atrair investidores e profissionais do setor que buscam gemas de origem ética e rastreável, em linha com a crescente valorização da sustentabilidade no mercado de pedras preciosas.

A Belmont faz parte do projeto Precious Brazil, projeto setorial criado pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que tem como objetivo promover empresas brasileiras de gemas e joias no exterior.

O leilão será realizado no modelo “tender”, um formato que permite que os compradores inspecionem as gemas e façam lances confidenciais, promovendo uma competição justa e equilibrada. Esse método tem se tornado popular na indústria de pedras preciosas, pois oferece transparência na definição de preços e qualidade.

Para a Belmont, “o leilão em Bangkok representa uma oportunidade de expandir sua base de compradores e consolidar sua presença no mercado asiático, ao mesmo tempo em que reforça seu compromisso com práticas de mineração sustentável e responsabilidade social”.

Sobre o evento

Reconhecida como a terceira maior produtora de esmeraldas do mundo, a Belmont se destaca por suas práticas de mineração sustentável e por seu impacto positivo nas comunidades locais, investindo em programas educacionais e sociais na região de sua mina. Suas esmeraldas são frequentemente comparadas em qualidade às gemas da Zâmbia e Colômbia, atraindo um público exigente e consolidando o Brasil como um importante player global no setor de gemas de cor.

O leilão ocorrerá nas instalações do Bonas Group em Bangkok, Tailândia, conhecidas por sua infraestrutura de excelência para a visualização de pedras preciosas. Os interessados devem agendar horários para inspeção antecipadamente.

Local: Bangkok, Tailândia
Datas: 11 a 15 de novembro de 2024
Horário de visualização: 9h às 18h (horário de Bangkok)
Encerramento dos lances: 15 de novembro, às 16h

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre o IBGM

O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos é uma entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1977, com a missão de representar, mobilizar, integrar, desenvolver e promover todos os segmentos da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias, Bijuterias e Relógios, harmonizando seus interesses e promovendo a transferência de conhecimento, a confiança e a apreciação de seus produtos pelos consumidores.

Sobre o Precious Brazil

O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 160 empresas do setor.