Evento irá discutir a sustentabilidade ao longo de toda a cadeia produtiva de gemas

A 20ª edição do ICA Congress, organizada pela International Colored Gemstone Association (ICA) em parceria com o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), será sediada em Brasília entre os dias 19 e 22 de maio de 2025. O evento, que ocorre a cada dois anos, é reconhecido como um dos mais importantes encontros da indústria de gemas, reunindo líderes globais para discutir as principais questões e oportunidades do setor.

A expectativa é que as empresas do projeto Precious Brazil marquem presença significativa no evento. O Precious Brazil foi criado pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), visando promover empresas brasileiras de gemas e joias no exterior, e o ICA Congress será uma plataforma estratégica para essas empresas apresentarem seus produtos e reforçarem a relevância do Brasil no cenário internacional.

Temática do congresso

O ICA Congress Brazil 2025 terá como tema central “Gems for Generations”, destacando a relevância da sustentabilidade ao longo de toda a cadeia produtiva de gemas. O objetivo é fomentar a confiança dos consumidores e garantir um legado para o mercado de gemas e joias, promovendo práticas que beneficiem futuras gerações. O congresso incluirá palestras, painéis de discussão e oportunidades de networking, permitindo o intercâmbio de conhecimento e a criação de novas parcerias.

Segundo Roseli Duque, Presidente do IBGM, “Sediar o ICA Congress em Brasília é uma oportunidade única de mostrar ao mundo o potencial e o legado do Brasil no setor de gemas e joias. O tema ‘Gems for Generations’ reflete nosso compromisso com a sustentabilidade e excelência.”

O ICA Congress Brazil 2025 também se destaca pela escolha de Brasília como sede, uma cidade moderna, conhecida por sua arquitetura icônica e rica cultura, que proporcionará um cenário inspirador para o encontro. Damien Cody, Presidente do ICA, enfatiza: “A indústria está passando por rápidas transformações, e o congresso será uma oportunidade valiosa para unir todos os elos do setor na construção de um futuro mais sustentável.”

Mais detalhes sobre o programa e as inscrições serão divulgados em breve, e o evento promete atrair empresas e profissionais de todo o mundo para discutir o futuro da indústria de gemas.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre o IBGM

O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos é uma entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1977, com a missão de representar, mobilizar, integrar, desenvolver e promover todos os segmentos da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias, Bijuterias e Relógios, harmonizando seus interesses e promovendo a transferência de conhecimento, a confiança e a apreciação de seus produtos pelos consumidores.

Sobre o Precious Brazil

O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 160 empresas do setor.