Projeto foi considerado fundamental por todas as empresas participantes, reforçando seu papel no fortalecimento da presença brasileira no mercado internacional de gemas.

A participação das empresas brasileiras no GJX Tucson 2024, uma das feiras mais relevantes do setor de gemas e joias, reforçou a importância do Precious Brazil como um pilar estratégico para a inserção da indústria nacional no mercado internacional. Segundo levantamento parcial, 100% das empresas participantes destacaram o papel fundamental do programa para viabilizar sua presença no evento.

O Precious Brazil, criado pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), tem como objetivo promover empresas brasileiras de gemas e joias no exterior.

Apesar do cenário global de incerteza econômica, a feira gerou novas oportunidades de negócios para os expositores brasileiros. Os resultados variaram significativamente entre as empresas, mas um dos destaques foi a conquista de 70 novos contatos comerciais por uma única empresa.

Além disso, os negócios fechados durante o evento oscilaram entre US$ 75 e mais de US$ 1,2 milhão, comprovando o potencial do evento para impulsionar as exportações do setor.

Entretanto, a percepção geral dos participantes sobre os resultados do evento foi mista. 69% avaliaram a feira como boa ou ótima, enquanto 61% relataram que os resultados ficaram abaixo do esperado. Algumas empresas indicaram que pretendem adotar uma postura mais cautelosa antes de novos investimentos, citando a necessidade de reduzir custos e avaliar melhor o comportamento do mercado.

Cenário econômico e político

A insegurança política e econômica nos Estados Unidos, especialmente após a recente eleição de Donald Trump, foi apontada como um fator que influenciou o comportamento dos compradores. “O mercado está muito conservador, com medo de se comprometer. Muitos visitantes não compareceram, mas quem veio, comprou”, relatou Clarissa Maciel, gerente do Projeto Precious Brazil.

Mesmo diante desse cenário, o GJX Tucson reafirmou sua relevância como plataforma de negócios para as empresas brasileiras, consolidando o Precious Brazil como uma iniciativa essencial para ampliar a presença do país no mercado global de gemas e joias.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre o IBGM

O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos é uma entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1977, com a missão de representar, mobilizar, integrar, desenvolver e promover todos os segmentos da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias, Bijuterias e Relógios, harmonizando seus interesses e promovendo a transferência de conhecimento, a confiança e a apreciação de seus produtos pelos consumidores.

Sobre o Precious Brazil

O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 160 empresas do setor.