Estão abertas as inscrições para fazer parte do Comitê Gestor do Precious Brazil, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), cujo objetivo promover empresas brasileiras de gemas e joias no exterior.
Dentre as responsabilidades dos gestores, que também são representantes das marcas que atuam no Precious Brazil, estão: tomar decisões estratégicas do projeto, avaliar a execução técnica e financeira, propor correções e monitorá-las ao longo do curso do projeto e pensar estrategicamente o futuro do setor em relação ao incremento da competitividade dos produtos e serviços brasileiros no mercado internacional.
O comitê gestor do projeto é composto por um representante da ApexBrasil, o representante do proponente (ou seja, responsável pela gestão do projeto), o gerente do projeto e um grupo de empresários participantes do projeto. Este último é definido em conjunto pela ApexBrasil e pela proponente, incluindo diferentes níveis de maturidade e de faturamento.
Devido à relevância para o projeto constatados pela ApexBrasil, sugere-se a participação de atores relevantes em torno do setor e dos temas em discussão, tais como federações e modelo confederativo.
A manifestação de interesse pode ser feita via formulário on-line.
Atuação do Precious Brazil
O projeto Precious Brazil, que já está na 13ª edição, atua com empresas de norte a sul do país. E atualmente, conta com 140 participantes dos segmentos de gemas e artefatos (51%), joias (35%) e bijuterias e folheados (14%).
Somente no primeiro trimestre de 2024, as empresas participantes foram responsáveis por exportar mais de 53% de todo o volume comercializado pelo Brasil, dentre os segmentos apoiados pelo projeto. E com a criação do Comitê Gestor, o trabalho colaborativo cria a possibilidade de realizar correções de rumo tempestivamente.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
Sobre o IBGM
O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos é uma entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1977, com a missão de representar, mobilizar, integrar, desenvolver e promover todos os segmentos da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias, Bijuterias e Relógios, harmonizando seus interesses e promovendo a transferência de conhecimento, a confiança e a apreciação de seus produtos pelos consumidores.
Sobre o Precious Brazil
O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 150 empresas do setor.