Gerente do projeto apresenta ações em seminário sobre exportação de gemas e metais preciosos

Durante Seminário sobre Exportação de Gemas e Metais Preciosos, realizado durante a Semana de Comércio Exterior da Região Metropolitana de São José do Rio Preto (SECEXP), o Projeto Precious Brazil, criado pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), foi destacado como peça-chave na promoção das empresas brasileiras de gemas e joias no mercado internacional.

O evento, promovido no dia 13 de novembro pelo Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), em parceria com a Acirp e a ApexBrasil, reuniu empresários do setor para um debate objetivo e enriquecedor sobre as oportunidades e desafios da internacionalização.

Clarissa Maciel, gerente do Precious Brazil, apresentou as ações desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em parceria com a ApexBrasil, reforçando o papel estratégico do projeto. Por meio de iniciativas inovadoras e focadas em mercados de alto valor agregado, o Precious Brazil não apenas promove os produtos brasileiros no exterior, mas também fortalece a competitividade e a visibilidade do setor de gemas e joias no cenário global.

O seminário contou com a participação de Waelte Ferraz, coordenador do PEIEX em São José do Rio Preto, que falou sobre os cuidados necessários durante as negociações internacionais e sobre o acesso aos mercados para gemas e joias, além de Sergio Cesar Iorio, da Seven Metais, que compartilhou experiências e estratégias para posicionar produtos brasileiros no mercado internacional, e de Amanda Doco, da Transport Serviços Internacionais, que trouxe insights valiosos sobre os procedimentos logísticos para exportação.

Com discussões que abordaram desde os cuidados nas negociações internacionais até estratégias comerciais personalizadas para o setor, o evento evidenciou o impacto positivo do Precious Brazil como uma ponte entre o talento brasileiro e o mercado global, contribuindo para a ampliação das fronteiras do setor de gemas e joias.

A iniciativa reforça a missão de projetos como o PEIEX e a ApexBrasil em promover a internacionalização das empresas brasileiras, mostrando que planejamento, qualificação e parcerias estratégicas são essenciais para o sucesso no comércio exterior.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre o IBGM

O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos é uma entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1977, com a missão de representar, mobilizar, integrar, desenvolver e promover todos os segmentos da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias, Bijuterias e Relógios, harmonizando seus interesses e promovendo a transferência de conhecimento, a confiança e a apreciação de seus produtos pelos consumidores.

Sobre o Precious Brazil

O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 160 empresas do setor.