O projeto visa disseminar ações e atrair público de diferentes regiões do Brasil.
O Precious Brazil, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), estará presente em dois eventos nacionais na primeira semana de maio com o objetivo de divulgar ações do projeto e atrair novos públicos de regiões distintas do país.
No Nordeste, em Teresina (Piauí), acontece o Inova Joalheria, o primeiro congresso de gemologia, joalheria e novas tecnologias aplicadas, visando informar, capacitar e aportar novas tendências e inovações do mercado joalheiro.
Já a cidade de Soledade, no Sul do país, recebe a Exposol, a maior feira multissetorial do interior do Rio Grande do Sul, com abrangência nacional e internacional. O evento, organizado pelo Sindipedras, parceiro local do Precious Brazil, conta com a participação de 17 empresas participantes do projeto.De acordo com Jacqueline Mallmann, diretora executiva do Sindipedras, Sindicato das Indústrias de Joalheria, Mineração, Beneficiamento e Transformação de Pedras Preciosas e Semipreciosas do Estado do Rio Grande do Sul, as ações do grupo geraram visibilidade e compradores de feiras internacionais, como Alemanha, França e Cingapura, também participam da feira.
“Nós começamos com 11 empresas. Hoje nós temos 17 empresas associadas ao Sindipedras que fazem parte [do Precious Brazil]. E todas estão participando da 22a edição da feira”, relata.
O Brasil se destaca como uma das principais origens de gemas e metais preciosos globalmente. Além disso, a criatividade e repertório dos designers brasileiros, ressaltados pela dimensão do país, são atrativos únicos no mercado externo.
Somando isso com boas práticas e tecnologias de produção, o país é referência mundial na fabricação de joias.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
Sobre o IBGM
O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos é uma entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1977, com a missão de representar, mobilizar, integrar, desenvolver e promover todos os segmentos da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias, Bijuterias e Relógios, harmonizando seus interesses e promovendo a transferência de conhecimento, a confiança e a apreciação de seus produtos pelos consumidores.
Sobre o Precious Brazil
O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 150 empresas do setor.