O projeto setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras ou internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM - Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos - em parceria com a Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - o projeto atende atualmente cerca de 181 empresas do Setor.
Com vigência de 2 anos e gerido por um Comitê Gestor composto por representantes de segmentos diversos, o Precious Brazil tem capilaridade em 11 estados brasileiros e atua nos seguintes mercados-alvo: Estados Unidos, China/Hong Kong, Alemanha, Chile e Colômbia.
Seu modelo de gestão é participativo. Embora executado pelo IBGM, a definição dos mercados e ações estratégicas é realizada pelo Comitê Gestor, que se reúne para verificar o alcance das metas, a coerência com as diretrizes das entidades envolvidas e proceder com eventuais ajustes no Projeto.
Os interessados em ingressar no Precious Brazil passam por um diagnóstico de segmentação e iniciam sua trajetória a partir da sua maturidade exportadora, sendo assim o portfólio de serviços inclui desde o acesso ao Guia de Exportações até o desenvolvimento de ações customizadas de caráter promocional da marca.