O Setor de Gemas, Joias, Bijuterias, Folheados e Afins compreende desde a extração mineral, a indústria de lapidação e artefatos de pedras, a indústria joalheira e de folheados, bijuterias, os insumos, matérias primas e as máquinas e equipamentos usados no processo de produção, além das estratégias de marketing e a incorporação do design aos produtos.
Conforme dados do MTE, as indústrias e o comércio diretamente ligados ao Setor somaram 13.840 estabelecimentos em 2018, dos quais, mais de 80% estão enquadrados no regime do Simples Nacional. Essas empresas estão concentradas em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Santa Catarina, Amazonas, Bahia e Mato Grosso e são responsáveis pela geração de mais de 78.168 empregos diretos.
O Brasil é internacionalmente conhecido pela diversidade e pela grande ocorrência de pedras preciosas em seu solo. É um dos principais produtores de esmeraldas e o único de topázio imperial, sendo mundialmente reconhecido pela qualidade das turmalinas paraíba e um dos poucos fornecedores desta pedra no mundo. Recentemente, o país tem despontado na produção e exportação de diamantes.