Programação inclui debates, networking e experiências culturais em Brasília
O ICA Congress 2025, um dos mais relevantes encontros internacionais do setor de gemas de cor, acontece de 19 a 22 de maio, em Brasília. Empresas brasileiras que integram o projeto Precious Brazil, uma iniciativa conjunta do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para promover o setor no mercado internacional, marcarão presença no evento, fortalecendo a visibilidade e o protagonismo do Brasil na cadeia global.
Com uma programação robusta, o congresso reunirá líderes da indústria, autoridades, pesquisadores e profissionais para discutir práticas sustentáveis, inovação e os rumos do setor ao nível mundial.
O evento tem início na segunda-feira, dia 19, com partidas de tênis pela manhã, credenciamento das 14h às 18h e, a partir das 18h30, um coquetel de boas-vindas no Bar do Capitão, à beira do Lago Paranoá. Nos dias seguintes, o Royal Tulip Brasília Alvorada será palco de uma intensa agenda de painéis, palestras e encontros.
Entre os destaques do dia 20 estão os discursos de abertura de Damien Cody (presidente da ICA), Roseli Duque (presidente do IBGM) e Marcelo Ribeiro (presidente da Belmont Emeralds e chairman do Congresso). Os debates da manhã abordarão os desafios e oportunidades do setor de gemas de cor no Brasil, sustentabilidade e as práticas de conformidade. À tarde, temas como gemologia de campo, história da joalheria brasileira e o papel da inteligência artificial no comércio global de gemas ganham espaço.
As atividades seguem nos dias 21 e 22, com sessões que aprofundam discussões sobre tendências, rastreabilidade, valorização cultural e aspectos técnicos do setor.
No dia 21, a programação traz painéis sobre o mercado brasileiro de gemas, como antecipar regulamentações e comportamentos dos consumidores, mercado de gemas da China em 2025, entre outros. O painel “The Price of Passage: What Sanctions and Tariffs Mean for Gemstone Trade” encerrará a tarde com uma discussão sobre a evolução do cenário comercial, das sanções e das tarifas dos EUA em relação à indústria de gemas de cor.
Já no dia 22, a programação inclui o compromisso da indústria tailandesa com práticas sustentáveis alinhadas a padrões globais e a origem e as características gemológicas dos diamantes rosa e vermelho, com destaque para exemplares brasileiros e da mina Argyle. A manhã segue com Brecken Branstrator, editora-chefe da GemGuide, discutindo tendências e fatores que moldam o mercado atual de gemas e outro painel apresentando estratégias para o setor de gemas de cor aproveitar o momento deixado pela crise dos diamantes. No período da tarde, estão previstas falas de representantes da Fura, entre eles Rupak Sen e Gianluca Maina, além de uma apresentação de Vincent Pardieu sobre a evolução das práticas de mineração de esmeraldas. À tarde, o evento contará com coletiva de imprensa, reunião geral dos membros e reunião do conselho da ICA.
A programação completa se estende por quatro dias e contempla tanto a dimensão institucional quanto a experiência cultural e de relacionamento entre os participantes. Confira os detalhes no site oficial: https://icacongress.com/agenda/
Programação noturna
A agenda do ICA Congress também reserva momentos especiais ao fim do dia, criando oportunidades únicas de convivência e networking. Na noite de segunda (19), os participantes serão recepcionados com um coquetel no Bar do Capitão, ao ar livre, com petiscos, drinks e o som da Bossa Nova brasileira. Já na terça-feira (20), está programado um jantar especial na Torre de TV de Brasília, um ícone da capital federal. Já na quarta-feira (21), o jantar será no restaurante Rubaiyat. O encerramento do congresso, na quarta-feira (22), contará com um jantar de gala, reunindo todos os participantes para celebrar os aprendizados e conexões feitas ao longo do evento.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Sobre o IBGM
O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos é uma entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1977, com a missão de representar, mobilizar, integrar, desenvolver e promover todos os segmentos da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias, Bijuterias e Relógios, harmonizando seus interesses e promovendo a transferência de conhecimento, a confiança e a apreciação de seus produtos pelos consumidores.
Sobre o Precious Brazil
O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 160 empresas do setor.