Localizada no Rio Grande do Sul, a 230 km de Porto Alegre, o município de Soledade é o maior centro de beneficiamento, comercialização e exportação de gemas do Estado. 

Com cerca de 30 mil habitantes, a cidade se tornou polo industrial de minerais e pedras preciosas devido à presença de empresas renomadas do setor na região. Quinze delas são participantes do projeto comprador Brazilian Minerals, uma ação do Precious Brazil, iniciativa do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). 

O projeto visa potencializar o alcance dos produtos dessas fábricas no mercado internacional, principalmente no segmento de móveis e decoração. E, para isso, conta com um site que é um catálogo virtual que expõe algumas das possibilidades que os fabricantes da região podem oferecer. 

De itens menores, como chaveiros, porta-copos e saboneteiras, até maiores, como mesas, pias e vasos, a ideia do braminerals.com/  é reunir todas as fábricas em um único lugar, além de captar os recursos do projeto setorial Precious Brazil e conquistar uma projeção internacional. 

 

Imagens divulgação Brazilian Minerals

 

Sobre a ApexBrasil

  A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

 

Sobre o Precious Brazil

O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 85 empresas do setor.