20ª Edição do ICA Congress reflete a relevância internacional do Brasil no setor de gemas e joias

O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) anunciou que Brasília sediará, em 2025, a 20ª edição do ICA Congress, marcando a terceira vez que o Brasil acolhe este prestigiado evento internacional. O vice-presidente de relações internacionais do IBGM, Samuel Sabbagh, destacou que essa escolha representa um reconhecimento global do profissionalismo e do compromisso da indústria brasileira com a sustentabilidade e a inovação.

Organizado pelo IBGM em parceria com o International Colored Gemstone Association (ICA), o ICA Congress é amplamente reconhecido por reunir os maiores especialistas, empresas e organizações do mundo na promoção e valorização das gemas de cor. O evento visa estabelecer padrões globais para o setor e incentivar a colaboração internacional, demonstrando o potencial de crescimento e inovação da indústria brasileira. Essa iniciativa é fortalecida pelo projeto Precious Brazil, do IBGM e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que busca posicionar empresas brasileiras de gemas e joias no mercado internacional.

“A realização do ICA Congress em Brasília é uma oportunidade de projetar ainda mais o Brasil no cenário global,” afirma Sabbagh. “Este evento permite mostrar às instituições governamentais e à comunidade internacional a força e a relevância do Brasil como um dos principais produtores de gemas do mundo, reconhecido pela qualidade excepcional de seus produtos, pelo profissionalismo do setor e pelo compromisso com a sustentabilidade.”

A ICA é a principal organização global sem fins lucrativos dedicada à promoção das pedras preciosas de cor, representando mais de 500 líderes do setor em 47 países, desde a extração até a comercialização. Desde sua fundação em 1984, o ICA Congress tem sido um fórum essencial para fortalecer os laços internacionais e promover o comércio global de gemas.

ICA Congress 2025

O ICA Congress é um dos eventos mais importantes do setor de pedras de cor, reunindo especialistas e líderes globais para discutir o futuro da indústria, com ênfase na sustentabilidade e nas práticas éticas. A edição de 2025 ocorrerá em Brasília, sendo a terceira vez que o Brasil sedia o congresso, o que destaca a relevância do país no cenário mundial de gemas.

Segundo o diretor-executivo do IBGM, Écio Morais, a realização do congresso na capital brasileira confirma o posicionamento do país como um dos principais e mais prestigiados “players” do setor de gemas coloridas no mundo.

“O evento reforça o patamar de relacionamento do Instituto com as diferentes esferas de governo, o potencial de exportação das empresas e os planos de desenvolvimento dos diversos arranjos produtivos espalhados pelo país,” ressalta Morais.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre o IBGM

O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos é uma entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1977, com a missão de representar, mobilizar, integrar, desenvolver e promover todos os segmentos da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias, Bijuterias e Relógios, harmonizando seus interesses e promovendo a transferência de conhecimento, a confiança e a apreciação de seus produtos pelos consumidores.

Sobre o Precious Brazil

O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 160 empresas do setor.