Participantes do Precious Brazil mostrarão novidades para mercado norte-americano

De 3 a 8 de fevereiro de 2025, acontece o GJX Tucson, no Arizona, nos Estados Unidos, uma das maiores feiras internacionais de gemas.

Entre os expositores do evento deste ano, marcas brasileiras estarão presentes, promovendo a excelência do setor nacional de gemas no mercado internacional. Essas marcas fazem parte do Projeto Precious Brazil, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em parceria com a ApexBrasil, que busca fortalecer a competitividade e a visibilidade das empresas brasileiras no exterior.

Participação das marcas brasileiras

Na edição de 2025, as seguintes marcas brasileiras estarão presentes:

Art’Ouro, JG, BC Gemas do Brasil, Belmont, Ben Sabbagh Bros., Beryno Gems, Bezim Gems, Brasgemas, Brasil Gem Commerce, Brazil Paraiba Mine, SET Stones, Tim Gemas, Duarte & Bastos, Duarte & Duarte, E & E Gemas, Empire Industries, Gemextra, Golconda, H Stones, Itagemas, JS Gems, Manoel Nogueira, Mbernardes, Mina do Cruzeiro, Lorenz & Poenaru, Niva Comercial, Opalas Pedro II, OTF Gems, PB Gems, Peter Muller Carvings, Peter Valicek Gems, R & R, R. Figueiredo, Radaeli, RC Gemas, Stone World, Tavares Gems e Primus.

Participando há mais de 25 anos, a empresa Duarte & Bastos afirma que as expectativas são grandes para o evento.

“Nossa principal expectativa é fortalecer nossa presença no mercado global, apresentando nossa linha de produtos, especialmente as turmalinas, e consolidando parcerias estratégicas. Também buscamos expandir nossa rede de contatos com compradores qualificados e acompanhar as tendências do setor de gemas e joias. Acreditamos que a GJX, como um dos eventos mais renomados e exclusivos do setor, é uma oportunidade única para impulsionar nossa marca e garantir negócios significativos”, relata a marca.

Para a JG Stones, que completará a 20ª participação no evento, a expectativa também é positiva.

“Estaremos presentes como expositores pela 20ª vez nesta feira que é uma das principais feiras do segmento de pedras preciosas do mundo, levando o que há de melhor das pedras brasileiras. Nossa expectativa é positiva por ser a 1ª feira do setor no ano, aliado a um fator político econômico da mudança de governo nos Estados Unidos. Estaremos expondo pedras brasileiras como o Topázio Imperial, Água Marinha, Turmalinas, Esmeraldas. E também teremos a Paraíba Turmalina de origem africana.”, diz Murilo Graciano, diretor da marca.

Ao todo, 38 empresas representarão o Brasil, levando a autenticidade, qualidade e diversidade das gemas brasileiras, conhecidas e admiradas mundialmente.

O impacto do GJX Tucson no setor

A GJX teve sua primeira edição em 1994, com apenas 35 estandes, e rapidamente se destacou como a feira de pedras preciosas que mais cresceu na história das exposições em Tucson, nos Estados Unidos, chegando atualmente a quase 700 estandes.
Na edição de 2024, que ocorreu de 30 de janeiro a 4 de fevereiro, o resultado imediato para as 37 empresas brasileiras participantes do Precious Brazil foi de 1.962 contatos comerciais, gerando mais de 4 milhões de dólares somente durante o evento.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre o IBGM

O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos é uma entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1977, com a missão de representar, mobilizar, integrar, desenvolver e promover todos os segmentos da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias, Bijuterias e Relógios, harmonizando seus interesses e promovendo a transferência de conhecimento, a confiança e a apreciação de seus produtos pelos consumidores.

Sobre o Precious Brazil

O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 160 empresas do setor.