No mês da mulher, dado revelado pelo Precious Brazil indica o avanço das mulheres em papéis estratégicos do setor.
Um dado revelado em um levantamento feito pelo Precious Brazil, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brazil), chama a atenção: em 70% das empresas, as mulheres ocupam um papel de forte relevância nas exportações.
Isto se dá em um cenário em que 90% das empresas, num total de 2.105, operam no formato familiar, empregando até 9 funcionários. Só em 2022, as empresas associadas ao Precious Brazil movimentaram 131 milhões de dólares, um aumento de 25 milhões de dólares quando comparado a 2021.
Os dados pertencem a um overview setorial, um levantamento de novembro de 2023.
Mas não é só na área de exportação que as mulheres vêm ganhando espaço. Recentemente, devido à data 8 de março, a página de Instagram da Art’Ouro fez uma postagem reforçando que a marca, liderada por Vitória e Manuela Soares e pioneira na venda online de joias com gemas genuinamente brasileiras, tem como diretriz a luta pela igualdade de gênero.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
Sobre o Precious Brazil
O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 150 empresas do setor.