Belmont Emeralds é reconhecida por suas práticas pioneiras na mineração sustentável de esmeraldas em Minas Gerais

A Belmont Emeralds, uma das líderes globais em mineração sustentável de gemas, foi anunciada como finalista em duas categorias de destaque no prestigiado Jewellery World Awards (JWA). As categorias são “Manufacturing Innovation” e “Environmental Stewardship”.

A empresa é participante do Precious Brazil, projeto setorial criado pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que tem como objetivo promover empresas brasileiras de gemas e joias no exterior.

Compromisso com a sustentabilidade e inovação

A Belmont Emeralds, localizada em Itabira, Minas Gerais, é reconhecida por suas práticas pioneiras na mineração sustentável de esmeraldas, abrangendo toda a cadeia produtiva, da mina ao mercado internacional.

A empresa se destaca pela aplicação de tecnologia avançada em todas as etapas do processo de mineração, processamento e comercialização das gemas. Essa abordagem não só garante a qualidade e a continuidade do fornecimento, mas também assegura a transparência e a ética na origem do produto, aspectos cruciais para a indústria joalheira e para o consumidor final.

Sobre o Jewellery World Awards

O Jewellery World Awards (JWA) é uma das premiações mais respeitadas na indústria de joias, reconhecendo os inovadores e líderes do setor. Criado em 2012 pela Informa Markets Jewellery, o JWA celebra a inovação, as melhores práticas empresariais e a excelência, independentemente da escala das operações, área de especialização e localização geográfica.

Os prêmios de sustentabilidade do JWA de 2024 reconhecem as empresas de joias e gemas que demonstraram um compromisso excepcional com a agenda ambiental, de igualdade, inclusão e inovação nos últimos três anos. Os candidatos devem apresentar evidências substanciais da eficácia e impacto de suas iniciativas de sustentabilidade, abrangendo processos ambientalmente conscientes, fornecimento responsável, tecnologias inovadoras e fortalecimento comunitário.

Os ganhadores do Jewellery World Awards serão anunciados em julho de 2024 e receberão seus prêmios na Feira Jewellery and Gem World Hong Kong (JGW) em setembro de 2024. Além disso, tanto os vencedores quanto os finalistas participarão de uma série de painéis de sustentabilidade durante a JGW, onde poderão compartilhar suas experiências e práticas inovadoras com uma audiência internacional.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Sobre o IBGM

O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos é uma entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1977, com a missão de representar, mobilizar, integrar, desenvolver e promover todos os segmentos da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias, Bijuterias e Relógios, harmonizando seus interesses e promovendo a transferência de conhecimento, a confiança e a apreciação de seus produtos pelos consumidores.

Sobre o Precious Brazil

O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 150 empresas do setor.