Reconhecimento reforça a relevância da cidade gaúcha no cenário global e valoriza iniciativas como o Precious Brazil, que conectam a cidade ao mercado internacional de gemas e joias.

O município de Soledade (RS) foi oficialmente reconhecido pelo Congresso Nacional como a Capital Nacional das Pedras Preciosas, conforme o Projeto de Lei 5978/2019, aprovado pelo Senado no dia 10 de setembro e que agora segue para sanção presidencial.

O título reforça a importância da cidade no cenário global e se soma a iniciativas estratégicas que têm ampliado sua projeção internacional, como o Precious Brazil, uma iniciativa conjunta do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com o objetivo de promover o setor no mercado internacional. Dentro deste escopo, o Projeto Comprador já colocou Soledade no radar de compradores estrangeiros, conectando empresas locais a grandes players do setor de gemas e joias.

Com pouco mais de 30 mil habitantes, Soledade é hoje um dos principais polos de pedras preciosas do mundo. Em 2024, o município foi responsável por 63% das quase 19,5 toneladas exportadas pelo Rio Grande do Sul, movimentando US$ 61,8 milhões. A tradição no setor remonta aos anos 1960, quando empresas alemãs se instalaram na região para explorar e exportar ágatas, abundantes no norte gaúcho.

Para Gilberto Bortoluzzi, presidente do Sindicato das Indústrias de Joalheria, Mineração, Beneficiamento e Transformação de Pedras Preciosas do Estado, o reconhecimento é um marco histórico: “Vai atrair turistas, investimentos e impulsionar ainda mais a economia, já que o município tem forte dependência do setor na geração de emprego, renda, cultura e desenvolvimento econômico.”, ressalta em entrevista para a Rádio Senado.

Além da produção e exportação, a cidade sedia a Feira Internacional de Pedras Preciosas, maior do gênero na América Latina, realizada anualmente em maio, e conta com um Museu de Pedras Preciosas, que recebe estudantes, turistas e visitantes de todo o país interessados em conhecer a diversidade e a formação das gemas.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para  atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas  brasileiras e do país.

Sobre o IBGM

O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos é uma entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1977, com a missão de representar, mobilizar, integrar, desenvolver e promover todos os segmentos da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias, Bijuterias e Relógios, harmonizando seus interesses e promovendo a transferência de conhecimento, a confiança e a apreciação de seus produtos pelos consumidores.

Sobre o Precious Brazil

O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 160 empresas do setor.