Empresa norte-americana conhece de perto a atuação da iniciativa do projeto Precious Brazil voltada à promoção internacional das gemas brasileiras.
Entre os dias 25 e 30 de agosto, a empresa novaiorquina Sonder Imports esteve no Polo de Soledade (RS) para uma imersão no trabalho do Coletivo Brazilian Minerals, grupo formado por 17 empresas brasileiras (www.thebrazilianminerals.com). A ação faz parte do projeto Precious Brazil, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que tem como objetivo potencializar o alcance dos produtos no mercado internacional.
Desde 2017, o Brazilian Minerals tem se consolidado como uma vitrine estratégica para a promoção internacional do setor, atraindo compradores de diferentes mercados por meio de seu showroom digital. Muitos dos contatos prospectados pela plataforma evoluem para o Projeto Comprador, iniciativa que conecta empresas brasileiras a compradores internacionais em encontros presenciais, potencializando negócios e parcerias de longo prazo.
Segundo a coordenação do projeto, o grande diferencial do Brazilian Minerals está no seu modelo de atendimento. “Não fazemos apenas campanhas pontuais para atrair novos compradores. O Brazilian Minerals é uma ação permanente que se propõe a oferecer um atendimento altamente especializado, centralizado e personalizado. Cada cliente é tratado de acordo com suas necessidades, e não medimos esforços para criar uma conexão duradoura entre o coletivo e os clientes que ingressam em nosso canal de atendimento”, destaca a gestão do coletivo.
A visita da Sonder Imports reforça o papel estratégico do projeto na criação de conexões sólidas entre o mercado internacional e as empresas brasileiras, valorizando a diversidade e a qualidade das gemas nacionais, além da capacidade de atendimento próximo e diferenciado do Brasil.
Localizada no Rio Grande do Sul, a 230 km de Porto Alegre, Soledade é reconhecida como o maior centro de beneficiamento, comercialização e exportação de gemas do Estado. Com cerca de 30 mil habitantes, o município se consolidou como polo industrial de minerais e pedras preciosas devido à presença de empresas renomadas do setor.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Sobre o IBGM
O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos é uma entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1977, com a missão de representar, mobilizar, integrar, desenvolver e promover todos os segmentos da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias, Bijuterias e Relógios, harmonizando seus interesses e promovendo a transferência de conhecimento, a confiança e a apreciação de seus produtos pelos consumidores.
Sobre o Precious Brazil
O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 160 empresas do setor.