A estimativa é que contatos feitos no evento gerem cerca de 6 milhões de dólares em vendas para os próximos 12 meses
De 16 a 20 de setembro de 2024, aconteceu no AsiaWorld-Expo (AWE), em Hong Kong, a feira Jewellery & Gem WORLD Hong Kong, um dos eventos mais importantes da indústria global de joias e gemas. As 30 marcas participantes do Precious Brazil, projeto setorial criado pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que tem como objetivo promover empresas brasileiras de gemas e joias no exterior, geraram USD 3.891.000,00 em negócios imediatos.
Entre as marcas brasileiras presentes, estavam Atlanta Gems, Bart Gems, Beryno Gems, BC Gemas do Brasil, Belmont Mineração, BGC Brazil Gem, Brazil Paraiba Mine, Canelhas, Dreamstone, Duarte & Bastos, Empire Industries, Gembras Com e Ind, Gemextra, Itagemas, Itakolor Gemstones, J.G., JS Gems, Manoel Nogueira, Manoel Bernardes, PB Gems, Peter Valicek Gems, Pinkstones International, PM Carvings by Peter Muller, Primus Gemstones Brasil, R. Figueiredo Brazilian Gemstones, R.C. Gemas, R&R Gemas, Radaeli, Stone World e Tavares Gems.
Durante o evento, o Brasil registrou 1.108 contatos comerciais. A expectativa de geração de negócios para os próximos 12 meses também é promissora, com uma projeção de USD 6.916.000,00, reforçando a atratividade e a qualidade das gemas brasileiras. Além disso, a participação brasileira foi marcada por uma alta taxa de satisfação entre as empresas, com 100% de avaliação positiva e interesse em participar da próxima edição.
Para o mercado de gemas brasileiras, a região de China e Hong Kong é fundamental, sendo o segundo destino de maior relevância nas exportações do Precious Brazil. No período de janeiro a julho de 2024, as exportações para essa região somaram 24 milhões de dólares, registrando um crescimento de 50% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Os principais mercados atendidos pelas empresas brasileiras durante a feira incluem Hong Kong, Índia, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Alemanha, Estados Unidos, Tailândia e China, reforçando a abrangência global das gemas brasileiras.
Com mais de 40 pavilhões temáticos, a Jewellery & Gem WORLD Hong Kong continua a ser um ponto de encontro crucial para a indústria global, conectando empresas brasileiras a novos compradores e consolidando a imagem do Brasil como um fornecedor confiável e inovador no setor de gemas de cor.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Sobre o IBGM
O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos é uma entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1977, com a missão de representar, mobilizar, integrar, desenvolver e promover todos os segmentos da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias, Bijuterias e Relógios, harmonizando seus interesses e promovendo a transferência de conhecimento, a confiança e a apreciação de seus produtos pelos consumidores.
Sobre o Precious Brazil
O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 160 empresas do setor.