O Precious Brazil, projeto setorial criado através da parceria entre o IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos e a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, apresenta dados consolidados da retomada comercial do setor de gemas e joias frente ao ano de 2020. 

As informações divulgadas (tabela abaixo) mostram que houve um aumento de 67% nas exportações de gemas coradas. Já o setor de joias apresentou um crescimento de 45% em relação ao ano anterior. 

Além disso, cabe destacar que as marcas de bijuterias se adaptaram rapidamente ao formato digital e, por isso, apresentaram um crescimento de 103% em 2021, chegando, inclusive, a superar os números de 2019. 

Setor apresenta crescimento no número total de exportações, como exemplifica tabela acima (Divulgação Precious Brazil)

Segundo Clarissa Maciel, coordenadora de Relações Internacionais do projeto, os Artefatos Minerais foram os grandes responsáveis por alavancar esse crescimento. “É importante ressaltar que todos os segmentos apoiados pelo projeto vivenciaram dias melhores no último ano. Os dados são resultados das ações de valorização dos associados do Precious Brazil, além das estratégias que adotamos junto a formadores de opinião e parceiros para agregar valor pelo incremento do design”. 

Sobre a ApexBrasil

  A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

Sobre o Precious Brazil

O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a Apex- Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 85 empresas do setor.